image1 image1 image1 image1 image1 image1
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Aconteceu aqui em Brasília (15/07), no restaurante Dudu Bar (303 sul), uma degustação vertical do vinho Cenit, o top da vinícola chilena Caliterra. A vinícola faz parte, juntamente com Errazuriz e Viñedo Chadwick, do grupo de vinícolas comandado por Eduardo Chadwick. Até 2004 havia uma parceria com Robert Mondavi, que nesse ano vendeu todo seu império para o grande grupo Costellation. Chadwick para não ter a Constellation como sócia, comprou a parte de Mondavi.
cenit1cenit2
Os vinhos que fizeram parte da vertical foram os Cenit safras 2005, 2006, 2007, e 2008, que já está engarrafado, mas encontra-se em fase de evolução em garrafa na vinícola, por isso ainda não tem rótulo. Vinhos bastante interessantes, feitos para concorrerem com os tops chilenos, bem ao estilo Novo Mundo, baseado em corpo denso, fruta doce e baixa acidez. Para o meu gosto, o 2005 foi o mais agradável; com maior complexidade aromática e taninos mais amaciados (talvez tenha achado isso por ser a safra mais antiga das degustadas).
cenit3cenit4
No final houve uma brincadeira em que Sergio Cuadra, enólogo chefe da Caliterra, trouxe 04 amostras varietais da safra 2009, que ainda está em barrica. Ele pediu que, em duplas, propuséssemos uma mistura das quatro garrafas que continham malbec, carmenére, c.sauvignon e petit verdot cada uma, simulando assim como cada dupla achava que deveria ser o corte da safra 2009. Brincadeira interessante que descontraiu e fugiu da rotina das degustações.

O serviço do vinho foi comandado pelo competente sommelier Ivanildo, a comida servida pelo sempre-de-bem-com-a-vida Dudu Camargo estava impecável, e o evento organizado por Hélio Anholeti, proprietário da Portofino (308 norte/tel:33491943), onde o vinho se encontra à venda, foi memorável.
2017  Decantando a Vida  globbers joomla templates