image1 image1 image1 image1 image1 image1
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
merlotterroirEU JÁ SABIA... YÉAH!!
A Revista Época desta semana destaca na matéria intitulada A Glória do Merlot é Nossa, a degustação realizada em Londres, com quase uma centena de rótulos de vinhos da uva Merlot, de produtores de 11 regiões do mundo. O Brasil saiu laureado colocando nada menos que oito de seus Merlot na lista dos 10 melhores avaliados. O idealizador desse estudo foi um Master of Wine, o paranaense Dirceu Vianna, radicado há 20 anos na Inglaterra. O desafio - aceito por 40 dos maiores degustadores de vinhos do mundo, entre eles quinze outros M.Wines - era escolher entre rótulos da uva Merlot os dez melhores, na faixa de preço de até R$ 45,00 (custo na Inglaterra = $15 Libras). É lógico que isto não significa dizer que o Brasil esteja na frente dos demais países produtores, o que seria um absurdo, pois neste compêndio não entraram para comparação as grandes marcas como os Bordeaux de St.Emillion ou de Pomerol, por terem preços mais elevados.

Clareando a mente dos internautas, vamos às ponderações. Como vocês puderam perceber acima, "devagar com o andor que o santo é de barro" [risos]. Sempre gosto de lembrar do problema que temos com este tal de preços de vinhos no Brasil, e consequentemente, nas comparações com estrangeiros. Os vinhos nacionais que concorreram no estudo são caros [no Brasil], comparando com rótulos importados/exportados, por exemplo: um merlot Terroir custou na Inglaterra 45 reais e no Brasil é 80 - alguém entende? Em suma, neste concurso entraram somente aqueles estrangeiros ditos de 3a. categoria e abaixo do valor cultural aceito pela população daqueles países; vinhos abaixo da média aceitável dos produtores como França, Itália, Chile, etc.

O fato benéfico de tudo isto, que venho destacando não é de hoje (vejam meu post de 12/10/09), é que aqueles vitivinicultores nacionais que apostaram na casta Merlot, estão colhendo o resultado favorável deste recente estudo acadêmico promovido em Londres. Se isto é um indicativo válido para todos e em quaisquer regiões produtoras não sabemos, mas já é um preceito a ser fortemente considerado. E que deve servir de alerta para bem da produção nacional. A seguir temos a lista dos dez classificados na polêmica degustação de Londres. Confiram a matéria Época: http://www.ibravin.org.br/int_noticias.php?id=500&tipo=N

Os 10 Melhores Vinhos Merlot do Mundo - IMW(Londres):

1º Miolo Merlot Terroir 2005 - Brasil
2º Thelema Merlot 2005 – África do Sul
3º Pizzato Single Vineyard Merlot 2005- Brasil 
4º Vallontano Merlot Reserva 2005 - Brasil
5º Concha Y Toro Casillero del Diablo Merlot 2006 - Chile
6º Larentis Reserva Especial Merlot 2004 - Brasil
7º Don Laurindo Merlot Reserva 2005 - Brasil
8º Cavalleri Pecato Merlot Reserva 2005 - Brasil
9º Michelle Carraro Merlot 2005 - Brasil
10º Milantino Merlot Reserva 2004 – Brasil
----------------------------------------------fonte: Ibravin.
2017  Decantando a Vida  globbers joomla templates