image1 image1 image1 image1 image1 image1
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
DCV250508-1Aos Cinéfilos, Gourmets e Enófilos,
Nesta 5a.feira fui ao cinema p/ despretensiosamente assistir uma película brasileira, mas qual foi minha surpresa, sai da sala extasiado.
O filme?  "ESTÔMAGO", de produção Brasil-Itália. É uma comédia-drama deliciosa, literalmente, pois fala sobre: comida.
Conta a história de um paraibano que migra para cidade grande e ganha vida como cozinheiro, aprendendo tudo sobre a arte da gastronomia!
Coisas acontecem e ele vai parar na cadeia, e lá continua sua arte da culinária, cozinhando para os colegas de cela, com direito a banquetes e vinhos.
O filme é tão maravilhoso que tem de tudo um pouco: boa trama, suspense, comédia inteligente, erotismo de muito bom gosto, paixão e romance, e o principal, muita ciência, arte e poesia gastronômica. O personagem principal, R.Nonato - que na cadeia passa a Nonato Canivete e depois, Alecrim - descobre o dom para culinária e passa a usá-lo em prol de si.
Aos enófilos o filme traz ótimas dicas como o famoso vinho Sassicaia, o primeiro Supertoscano conhecido na Itália, sendo o precursor na produção de vinhos italianos com uvas francesas (cabernet e merlot). Mostra ainda um belo exemplar de Chianti, de B.Santi. Além de um Barolo.

Aos Gourmets vejam só: o filme apresenta o cozinheiro em seu templo - a cozinha - fazendo coisas como "coxinhas" (no primeiro buteco), depois carnes assadas, passando por massas ao molho para sua "amada" prostituta, sobremesas com gorgonzola, até uma farofa louca de "formigas". Um banquete completo passa pela tela do cinema, na parte final do filme. Uma festa - mas dentro da cadeia, claro!
Muito bem produzido, ótimos diálogos, excelente fotografia, iluminação perfeita. Nada comparável aos tradicionais filmes nacionais, com seus
scripts infantis - beirando o ridículo -, iluminação "sem" luz e fotografia sofrível.
O enredo é maestralmente trabalhado pelo novo diretor Marcos Jorge, que já acumula vários prêmios somente com esta estréia...e que Estréia.DCV250508-2
Como é um filme sem apelo mercadológico, a mídia não dá destaque, mas considerei o melhor filme que assisti neste ano, indiscutivelmente.
E recomendo a todos que gostam de poesia, principalmente trazida pela arte da gastronomia. O que por si já é uma delícia!

NÃO DEIXE DE VER ESSE FILME. Vale a pena, antes que saia de cartaz, ou antes que a pirataria roube a cena!!
2017  Decantando a Vida  globbers joomla templates