Como escrevi em outra postagem, o Bahans Haut-Brion morreu. Em seu lugar entrou o Le Clarence de Haut-Brion, uma homenagem a Clarence Dillon que comprou o Chateau Haut-Brion em 1935, por 2,3 milhões de francos.
O Chateau Haut-Brion vem produzindo um segundo rótulo desde os anos 1700. Não se sabe ao certo o nome desse vinho, mas é sabido que em 1907 ele se chamava Bahans Haut-Brion. Esse nome foi pego da família que tinha propriedade, de parte das terras, que hoje fazem parte do Château Haut-Brion. Também existia um castelo com o nome de Château Bahans Haut-Brion.
Em 2010 será comemorado 3/4 de século, da presença da família Dillon no Château Haut-Brion, e em razão disso Robert de Luxemburgo, atual diretor, resolveu homenagear o pioneiro desses 75 anos, Clarence Dillon, dando seu nome ao segundo vinho da casa. Dillon faleceu em 1979, aos 96 anos.
Em homenagem a Clarence Dillon, o Le Clarence de Haut-Brion será engarrafado na elegante garrafa do Haut-Brion, gravada com a menção “Clarence”. Foi o próprio Clarence que modificou o formato da garrafa do Haut-Brion, 50 anos atrás, na safra 1958.
O curioso é que o segundo vinho do Château Haut-Brion branco, continua tendo o mesmo nome, Les Plantiers de Haut-Brion. Só foi alterado o nome do tinto. Eu havia perguntado se alguém já tinha adquirido o vinho em sua nova roupagem, mas fiquei sabendo que a primeira safra (2007), com o novo nome, só estará disponível em dezembro de 2009. Vamos aguardar.
Foto: site oficial.