As mudanças em Haut-Brion continuam. Na safra 2007 o Bahans Haut-Brion, segundo vinho do tinto Château Haut-Brion, mudou de nome e de garrafa. Passou a se chamar Le Clarence de Haut-Brion e a ser engarrafado na mesma garrafa do primeiro vinho.
Robert de Luxemburgo, atual diretor, agora resolveu também mudar o nome do segundo vinho do Chateau Haut-Brion Blanc (clique aqui), que se chamava Les Plantiers de Haut-Brion, para La Clarté de Haut-Brion, na safra 2009. O La Clarté de Haut-Brion é o segundo vinho, tanto do Chateau Haut-Brion Blanc quanto do Laville Haut-Brion (clique aqui) que também mudou de nome para La Mission Haut-Brion Blanc. Ambos pertencem ao mesmo proprietário, Domaine Clarence Dillon. Por ser feito da mistura dos vinhos que não entraram na composição do Haut-Brion Blanc nem do La Mission Haut-Brion Blanc, o La Clarté de Haut-Brion é o segundo vinho de ambos. Não conheço outro caso em que isso ocorra.
Particularmente acho que essas mudanças vão causar certa confusão no consumidor, pois o Laville Haut-Brion e o Bahans Haut-Brion eram nomes bastante conhecidos e solidificados, mas nada que o tempo não ajuste. Na foto o Les Plantiers 08, atrás do La Clarté 09.