Conheça um pouco sobre esse vinho raro, que em breve estará presente em um almoço harmonizado de fim de ano (apenas 09 vagas) que estaremos anunciando aqui no DCV:
Clos Rougeard é uma das mais antigas propriedades do Vale do Loire, e ainda assim são quase anônimos nos EUA. De propriedade da família Foucault desde 1894, Clos Rougeard emprega a receita habitual para a excelência absoluta: terroir excepcional, vinhas velhas, rendimentos extremamente minúsculos, e incrível atenção aos detalhes.
Nadi e Charlie, os dois irmãos que tocam a propriedade, também aderem as tradições antigas da família, de agricultura biológica, engarrafamento sem filtragem e mínima trasfega, para manter os vinhos em sua forma mais pura e menos manipulados.
Saumur Champigny “Le Bourg”
3.600 garrafas produzidas
Veja a degustação aqui
Vinho top dos Foucault (não é produzido em toda safra) feito à partir de vinhas de 80 anos de Cabernet Franc, cuidadosamente podadas para produzir rendimentos extremamente baixos, mesmo para o Vale do Loire. “Le Bourg” é super concentrado, com níveis intensos de frutas, com sabores de especiarias, trufas, violetas e tabaco.
Por que você não ouviu falar de Clos Rougeard?
Há uma série de razões para que uma das melhores propriedades de Cabernet Franc em todo Loire seja desconhecida nos EUA, e consequentemente em vários outros países.
O vinho é feito em quantidades absolutamente microscópicas: a propriedade produz quatro vinhos diferentes (3 Cab Franc e um Chenin Blanc), que respondem por uma produção total de 2.700 caixas.
Os irmãos proprietários, Nadi e Charlie, mantêm 1/5 da produção na propriedade.
Restaurantes franceses 3 estrelas e o público francês, adorador dos Foucault, adquirem a maior parte da produção, e não mais que 30 caixas de qualquer cuvee chega a Nova York por ano.
Nem os vinhos dos Foucault , nem a região (Loire) são avaliados por críticos de renome internacional.
Oportunidade única. Aguardem!