A Wine Network trouxe para Brasília vinhos brancos eslovenos de altíssima qualidade ainda desconhecidos pelo público brasileiro. Os vinhos servidos durante a degustação foram os seguintes:
Silveri White – Rebula
Silveri Rosé – Pinot Noir
Silveri Brut – 60% Chardonnay, 20% Rebula, 20% Sauvignon
Ferdinand Sivi Pinot 2010
Furlan Pinela 2010
Furlan Zelen 2010
Servidos com tartar de atum e geléia de gengibre
Ferdinand Belo 2005
Edi Simčič Tokata 2009
Servidos com polvo com batatas ao murro em massa filo
Edi Simčič Triton Lex 2007
Ferdinand Rumena Rebula 2006
Servidos com cupim no sous vide e molho de gorgonzola
PRA VinO Ledeno Vino Šipon 2007 (ice wine)
Servidos com sorvete de chocolate branco, acompanhado de framboesa e chocolate com pimenta
O ice wine é um vinho feito a partir de uvas colhidas na temperatura de -7 graus, sob luz de velas, motivo pelo qual leva este nome. Por ser um vinho doce, o ice wine é pefeito para acompanhar sobremesas. No Brasil, o ice wine canadense é bastante conhecido. A Wine Network apresentou o ice wine da PRA VinO que é três vezes campeão mundial, tem produção anual de apenas 600 garrafas e foi muito elogiado durante a degustação.
A seleção dos vinhos foi feita em parceria com o Sr. Boris Gašparin, presidente dos Sommeliers da Eslovênia. A harmonização entre os pratos e os vinhos foi sugerida pelo renomado Chef Janez Bratovž (proprietário do Restaurante JB, localizado na capital eslovena, Liubliana). Com base na sugestão de Janez Bratovž, o Chef André Amorim criou pratos contemporâneos usando ingredientes brasileiros e técnicas francesas.
Vinte e quatro pessoas compareceram ao evento, dentre jornalistas especializados em gastronomia, sommeliers, donos de restaurantes e de empresas importadoras de vinhos. Dentre os convidados, a Embaixadora da Eslovênia para o Brasil, Milena Šmit, Francisco (proprietário do restaurante Dom Francisco), Marco Aurélio (proprietário do restaurante Piantella), Thiago (proprietário do restaurante 348), Antonio Duarte (presidente ABS-DF), Carla Lopes (proprietária do Café Export e parceira comercial da Wine Network) e Liana Sabo (Correio Braziliense).