Era dos Ventos MERLOT: entre os melhores vinhos tintos brasileiros ?!

Esta foi a pergunta que fiz ao Zanini e Álvaro, ambos criadores deste espetacular vinho nacional!

Para minha felicidade, o Vinum Brasilis 2012 trouxe outra enorme surpresa – e que sorte a nossa que foi apresentada ao público no movimentado estande do DCV; bombou de tantos curiosos participantes. Os produtores poetas dos vinhos Era dos Ventos, desconhecidos do grande público, apresentaram pela primeira vez sua produção do vinho tinto, que para mim configurou-se no melhor tinto brasileiro que já provei. Como já confessei aos internautas em postagens anteriores, tenho em meus registros mais de 170 rótulos nacionais analisados individualmente (um ranking pra lá de respeitável [risos]), todos publicados na página “Avaliações-DCV“.
 
Era dos Ventos MERLOT 2007 – esta magnífica ampola tem de tudo para se tornar um grande vinho. Aromas intrigantes de terra e frutas maduras; selvagem. Taninos presentes que não prejudicam o todo mas lhe dão a dureza para ampla longevidade. Cor rubi-violáceo, mostrando qualidade de vinho novo apesar de seus cinco anos. Personalíssimo e com tipicidade à flor-da-pele, é daqueles produtos de terroir flagrante, algo que experimentei em poucos, como no Bettú Cabernet Sauvignon, no Merlot Terroir Miolo e no Lídio Carraro Tannat Grande Vindima. Por ser uma vinícola artesanal este exemplar foi produzido quase em escala de colecionador, com apenas 250 grfs. Assim, o preço também reflete esta escassez: algo em torno de 230 reais. Fora da realidade, claro, mas quem sabe eles resolvam entregar ao Brasil umas milhares em pouco tempo…sonhar é preciso!!
 
Ele é hoje em minha humilde opinião o melhor vinho tinto produzido no Brasil, com um conceito Ótimo, na escala de categorias do DCV. Por fim, em detrimento dos diversos vinhos expostos na Feira e no estande DCV, fui compelido a confidenciar sobre esta ampola que me causou enorme surpresa! Gostaria de, num futuro próximo, voltar a provar este achado, e que possa novamente compartilhar com vocês a respeito de seu valor e qualidade ímpares. Só o tempo dirá se fui acertivo ou se foi apenas uma empolgação de primeira prova. Aguardo ansioso nova oportunidade… Isto é, sim, uma cutucada direta aos produtores Zanini e Álvaro [risos]. 😉