Vou contar a vocês outra peripécia pelas panelas da minha cozinha. Foi neste domingo pós-feriado de Finados. O preparo foi um delicioso bacalhau. Título: Bacalhau aromático em lombos no papelote, sobre cama duo de batatas. Abaixo mostro a sequência da receita para aqueles que desejarem agradar aos seus companheiros, ou fazer bonito aos amigos, ou ainda, usar como acompanhamento de um belo vinho numa tarde de verão…[risos]. 😉
O vinho – já comentado aqui – foi o Sauvignon Blanc Wild Rock, da Nova Zelândia, que se comportou muito bem com o Papelote de bacalhau, pois o mesmo estava ao nível do mar, de tão fresco e saboroso. Na receita uso bacalhau totalmente dessalgado (comprado pronto direto de Portugal), em suculentos lombos praticamente frescos de 350 gramas cada. O preparo é ao estilo mediterrâneo, deixando transparecer todo aroma e sabor do mar. Depois de assado ao forno por 30 minutos dentro do papelote de alumínio, temperado com 5 especiarias, o mesmo deve ser aberto somente pelo comensal, na hora de servir.
Os aromas ficaram incríveis, e o sabor, então, de comer de joelhos! Ao menos foi esta a impressão dos “pobres” gourmets convidados para esta refeição. Perguntados sobre qual preço pagariam pela experiência, responderam: “um prato digno de 90 reais no mínimo“. Ah, disseram tb que “não há restaurante conhecido que reproduziria uma receita tão especial como esta“. Qual não foi meu contentamento, hein…Fui pra galera…héhéhé!