Aconteceu nesta última 2a feira, dia 12/08/2019, o 7o. Concurso de vinhos da feira Vinum Brasilis. Reunidos no restaurante Dom Francisco (ASBAC), em Brasília, um juri formado por 12 especialistas provaram às cegas (sem conhecer os vinhos degustados) 50 rótulos de 18 vinícolas brasileiras. O evento fez parte das atividades da XII VINUM BRASILIS, que ocorre nos dias 16 e 17 de agosto, no Shopping Iguatemi – Brasília. O objetivo desta iniciativa é a escolha dos melhores rótulos, dentro das categorias: Espumantes, Brancos e Tintos.
O Juri técnico foi convidado para degustação, pela organização da VINUM BRASILIS, sob a diretoria de Petrus Elesbão e Guto Jabour. Estavam entre os melhores sommeliers e conhecedores de vinho da Capital Federal: Ana Clara (Sommeliére, A’Mano), Adriana Nasser (Blog De Rolha em Rolha), Ana Luíza (Vinho BSB), Bárbara Soares (Blog PapodeSommeliére), Bianca Dumas (Blog Vinho Tinto), Leonildo Santana (Dom Francisco Asbac), Liana Sabo (Jornal Correio Braziliense), Rachel Alves (Profa e Juíza de vinhos), Sueli Maestri (Blog Vinho Capital), Thiago Matheus (Blog Vinhos do Dia), Vitor Lago (GB Vinhos) e Cristiane Jardim (@Turma do Vinho). A coordenação técnica da degustação às cegas foi dos editores do Blog Decantando a Vida, Eugênio Oliveira e Antonio Coêlho.
Os curadores da grande degustação adotam a forma de contagem de 1 a 5 pontos, resultando nos conceitos: ruim, razoável, bom, muito bom e excelente (respectivamente), com escalonamento a cada 0,5 ponto. Busca-se, assim, fugir do senso comum; dos tradicionais sistemas de pontuação. Nesta sétima edição da competição ficou latente a consistência dos resultados obtidos com esta mecânica de degustação, consolidado com o volume de dados fornecidos pelo juri: sendo registradas 600 notas.
Diferentemente das outras edições do concurso da Vinum Brasilis, foi alterado o sistema de premiação, que passou a ser classificado por tipo de vinho, sendo eleitos os TOP-3 de cada categoria.
As vinícolas Don Guerino e Aurora foram as grandes vencedoras, empatando no número de premiações, com três vinhos no TOP-3 do concurso da Vinum Brasilis. Logo seguidos pela Casa Valduga, com dois vinhos entre os premiados. A surpresa deste ano vem da estreante vinícola Marques Pereira, que correu por fora e fez bonito com seu Quinta da Orada Corte 2012, dividindo o primeiro lugar nos Tintos com o tradicional Traços Blend, da Don Guerino.
Os Editores:
Antonio Coêlho & Eugênio Oliveira
A seguir temos a Seleção dos vinhos TOP-3 da VINUM BRASILIS 2019